Postado por Ana Paula Platt. 26 dezembro, 2017

Mas, afinal, o que é um líder coach?

Com certeza você já se deparou com algum artigo ou material de divulgação de cursos voltados para o ensino de técnicas de coaching, com vistas a melhoria dos resultados organizacionais, e talvez tenha imaginado que essa nova ferramenta de gestão é mais um modismo daqueles que em pouco tempo estará em desuso. Ou quem sabe até se interessou pelo assunto, porém, percebeu que as informações são vagas e não trazem os subsídios necessários para apoiá-lo a aprofundar-se no tema e incorporar essas técnicas no dia a dia do trabalho.

 

A ideia desse artigo é desmistificar a prática de coaching e, para isso, gostaria de contar o caso de um gestor de uma empresa do ramo industrial que apesar dos resultados financeiros satisfatórios, começou a atentar-se para a distância percebida entre o potencial de suas equipes de trabalho e o desempenho apresentado por elas.

 

Esse líder começou a notar que nenhum de seus funcionários desperdiçava tempo e recursos materiais e financeiros proposital ou conscientemente. O que ocorria, na realidade, era que nenhum deles assumia a responsabilidade pelos resultados do seu trabalho como espera-se que ocorra com membros de equipes de alta performance. Todos os funcionários cumpriam sua carga horária e realizavam as atividades que lhes eram atribuídas. No entanto, a falta de entusiasmo e brilho nos olhos eram sinais de que algo deveria mudar. O gestor reconhecia a importância da auto responsabilização para aproximar o desempenho atual dos colaboradores as suas respectivas capacidades potenciais.

 

A primeira estratégia utilizada por ele foi passar do “controle autoritário” para a “delegação autoritária”. Ele acreditava que impondo a responsabilidade aos funcionários o problema estaria resolvido. O que ele esqueceu é que, para assumir responsabilidades, as pessoas precisam em primeiro lugar querê-la e, principalmente, compreender a importância do seu papel para a organização. A partir do experimento, o líder da indústria em questão decidiu mudar sua filosofia de trabalho. A próxima medida foi instruir gerentes, diretores e coordenadores em novas ferramentas de liderança, proporcionando uma mudança de modelo de gestão. Assim eles passaram a denominar-se líderes coaches.

 

Mas, afinal, o que líderes coaches tem a ver com auto responsabilização da equipe? Para explicar melhor essa questão vamos tratar do que é e como funciona o coaching. De acordo com Timothy Galwey, coaching é “o processo que tem como objetivo liberar o potencial de um indivíduo para maximizar a sua performance, ajudando-a a aprender ao invés de ensiná-la”.

 

Para aplicação desse conceito na prática, o gestor coach possui como principal ferramenta a arte de fazer perguntas que gerem insights capazes de trazer à tona novas soluções para problemas antigos, e responsabilizar aquele que responde a entrar em ação de forma engajada para a melhoria dos resultados organizacionais.

 

Um gestor coach acredita que todos os seus liderados possuem um potencial adormecido pronto para ser desperto e assim elevar a sua performance. Desta forma, sempre que surge uma demanda de solução pronta por um de seus colaboradores, ele utiliza perguntas inteligentes capazes de gerar respostas inteligentes – que imediatamente o impulsionam a agir em prol da melhoria contínua.

 

É claro que existem técnicas específicas para a elaboração de perguntas e alguns pontos que devem ser levados em consideração, como, por exemplo, o momento ideal para se fazer coaching. No entanto, a simplicidade é uma das principais características desse processo que proporciona às organizações melhoria de desempenho financeiros associado a um fator de extrema importância: o aumento do nível de realização daqueles que compõem as equipes de trabalho.

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